O Rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico, que aumenta, assim, de forma considerável a possibilidade de falha no gesto desportivo. Quando há despreparo físico e/ou técnico dos jogadores envolvidos, o índice de lesões, sejam em treinos ou competições, aumenta sobremaneira.
Atletas costumam ter um limiar de dor mais alto do que os indivíduos que não praticam regularmente alguma atividade física. Muitas vezes demoram a procurar auxílio de um profissional da saúde agravando o quadro da lesão.
A importância de fazer um acompanhamento constante e periódico com uma equipe multidisciplinar qualificada é incontestável para garantir melhor desempenho e diminuir riscos de lesões ou agravamento de quadro álgico e/ou disfuncional.
O papel do Fisioterapeuta no Esporte vai muito além do tratamento de lesões já instaladas, compreende a prevenção de futuras lesões, podendo ainda melhorar a performance do atleta. O Fisioterapeuta conta com uma gama de técnicas para avaliar o atleta e indicar quais déficits este possui e como podem ser sanados com seu acompanhamento.
Nas colunas de Fisioterapia pretendo salientar a importância, objetivos e condutas fisioterápicas possíveis que podem ser aplicadas aos atletas praticantes deste apaixonante esporte que é o Rugby.
Fonte:Pirtal do Rugby
Texto : Nathália Helena Vieira Ribeiro
Fisioterapeuta e Praticante de Rugby há cinco anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário