Traslate

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Inglaterra é campeã do Grand Prix Europeu de Sevens

Inglaterra Geórgia Sevens 2012


Neste fim de semana foi disputada a etapa de Odense (Dinamarca) do Grand Prix Europeu de Sevens, encerrando a temporada do circuito europeu masculino. A França se sagrou campeã do torneio dinamarquês, mas o título da temporada ficou com a Inglaterra, campeã das duas etapas anteriores (em Lyon e em Moscou). O Odense Sevens contou com a participação de 16 seleções: as 12 seleções centrais do torneio, o país-sede e os 3 primeiros colocados da segunda divisão europeia, a Division A.

Os ingleses não necessitavam do título na Dinamarca para se sagrarem campeões do Grand Prix, mas abusaram da sorte. O VII da Rosa terminou em segundo lugar no Grupo A da primeira fase, após cair diante da Escócia por 26 x 14. Nas quartas-de-final, a Inglaterra vacilou novamente, e foi derrotada por 14 x 7 pela França, que necessitava do título para salvar a fraca temporada no sevens. Com o resultado, os ingleses foram à disputa da Taça Prata, necessitando de um triunfo nas semifinais para garantir as chances de título. E foi o que aconteceu: os ingleses bateram os russos no sufoco por 28 x 21. Na final Prata, no entanto, a Inglaterra voltou a tropeçar, caindo surpreendentemente diante a Geórgia, 21 x 14. Assim, os georgianos conquistaram com uma vitória histórica a Taça Prata.
O grande perseguidor da Inglaterra na luta pelo título era Portugal, defensor do título europeu de 2011. Os portugueses fizeram um grande torneio, batendo a Espanha na primeira fase, a Geórgia nas quartas-de-final e o País de Gales nas semifinais. Na decisão do título de Odense, contudo, a França estragou a festa portuguesa, vencendo a final por 21 x 12. A vitória premiou o excelente torneio dos franceses que, depois de eliminarem os ingleses nas quartas-de-final, passaram pela boa seleção da Espanha na semifinal.

Na final da Taça Bronze, a Itália superou a Holanda e rebaixou o adversário a Division A de 2013. Os holandeses terminaram com o mesmo número de pontos que os alemães na classificação geral da temporada, mas foram rebaixados pelos critérios de desempate. A Alemanha sofreu, mas venceu a ascendente Ucrânia na disputa pelo 11º lugar, safando-se do descenso.
Na final da Taça de Madeira, a Bélgica triunfou sobre a Romênia, ao passo que a Dinamarca foi derrotada pela Lituânia na disputa contra o último lugar, para a decepção da torcida local. Apesar da derrota, a Romênia já havia garantido a promoção ao Grand Prix Europeu de 2013, após se sagrar campeã da Division A. Com isso, os romenos substituirão os holandeses no ano que vem.
Nos dias 20 e 21 de julho, a Europa conhecerá seus classificados ao torneio masculino da Copa do Mundo de Sevens de 2013 com a disputa do Algarve Sevens, em Portugal.

GPS 2012 - Odense

Classificação final do Grand Prix Europeu 2012:
1 - Inglaterra - 50 pontos
2 - Portugal - 48 p.
3 - França - 45 p.
4 - Espanha - 43 p.
5 - País de Gales - 36 p.
6 - Rússia - 34 p.
7 - Escócia - 22 p.
8 - Geórgia - 20 p.
9 - Ucrânia - 12 p.
10 - Itália - 10 p.
11 - Alemanha - 8 p.
12 - Holanda - 8 p. - rebaixada à FIRA-AER Division A 2013

Campeões das etapa da temporada 2012 do Grand Prix:
Lyon (França) - Inglaterra
Moscou (Rússia) - Inglaterra
Odense (Dinamarca) - França

Lista de campeões do Grand Prix Europeu de Sevens:
2011 - Portugal
2012 - Inglaterra

Fonte:Portal do Rugby

Nenhum comentário:

Postar um comentário