Traslate

domingo, 3 de junho de 2012

Samoa Americana agora é oficialmente um time internacional


A expansão global do rugby está continuando com novos membros permanentes no IRB. O membro mais novo é Samoa Americana e com isso há 118 membros do International Rugby Board. Samoa Americana não é um país e também não é parte de Samoa. É um território não incorporado tal como é Puerto Rico. Isso significa que Samoa Americana é administrado pelo governo dos Estados Unidos, mas não é tecnicamente uma parte do país porque não é um estado e não faz parte de um estado. O Havaí, em comparação, também é no Oceano Pacifico e está 4000km do estado mais perto, a California. Samoa Americana está localizado a 4000km do Havaí e mais de 3000km da Nova Zelândia, mas está a apenas 220km de Samoa.
No mapa a sua localização:
   =

 Tonga é um time famoso por ser forte mesmo tendo uma população pequena. Mas Samoa Americana é menor ainda com apenas 65,000 pessoas. Mesmo assim existem chances reais para Samoa Americana se classificar para um mundial de rugby. Há vantagens enormes que são comuns na região – os homens em geral são maiores do que os europeus e os asiáticos. Também é comum para os garotos crescer mais rápido e assim eles já tem corpos prontos para ter sucesso no rugby desde uma idade menor. É por isso que os All Blacks e os Wallabies estão com muitos jogadores de origem das Ilhas do Pacífico. Nomes como Sonny Bill Williams, Ma´a Nonu e Keven Mealamu são samoanoa. Jerome Kaino também é samoano mas ele é samoano-americano. O asa cego dos All Blacks ganhou o mundial no ano passado como titular e marcou quatro tries no torneio. Kaino nasceu em Tutuila e não Nova Zelândia. Ele é um exemplo concreto do talento que existe e que Samoa Americana realmente pode desenvolver para classificar para a Copa do Mundo, talvez em 2019. Kaino mudou para Auckland com a familia dele em 1987 quando ele tinha quatro anos.
 Samoa Americana contribuiu com cinco jogadores pela seleção dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 2011 e, curiosamente, todos são backs. Eles são Tai Enosa, Valenese Malifa, Junior Sifa, Andrew Suniula e Roland Suniula. Todos nasceram, como Kaino, em Samoa Americana. Mas não é tão simples quanto parece porque em Samoa Americana o rugby não tem a mesma popularidade que tem em Samoa. Atualmente o Futebol Americano é bem mais popular que o rugby em Samoa Americana, mas pode ser só um questão de tempo para isso mudar.
 Samoa Americana pode ser um integrante no futuro da Pacific Nations Cup que conta com Fiji, Japão, Samoa e Tonga. Mas primeiro Samoa Americana terá que jogar contra times do Terceiro Tier incluindo as Ilhas Cook, Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné, Taiti e Vanuatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário