Nome: Bandeirantes Rugby Club
Cidade/Estado: São Paulo - SP
Campo: Clube das Arcadas/Band Arena - Avenida Doutor Dante Pazzanese - Moema - São Paulo - SP
Fundação: 1983
Títulos do Campeonato Brasileiro: 4 (1988, 1995, 2001 e 2009)
2011: Vice-campeão
2012: Vice campeão brasileiro em 2011, o Bandeirantes passou por uma profunda mudança no elenco em 2012. Saíram João Uva, Keith Young (agora somente treinador), Pedro Mantovani e Juli Menutti (artilheiro do Super 10, que se prepara para jogar na Inglaterra). O Band ainda teve diversos jogadores lesionados que desfalcaram a equipe no primeiro semestre (Jake Manguin, Fernando Portugal e Valter Sugarava, que retornaram apenas nas rodadas finais), causando resultado imediato no desempenho da equipe no Paulista desse ano. A equipe venceu apenas uma partida e terminou na última colocação, devendo lutar pela permanência na elite estadual frente o Tornados de Indaiatuba. No entanto, a equipe mostrou o que se deve esperar dela nas rodadas finais do torneio. Além de bater o SPAC, quase venceu o São José, o atual campeão nacional, em jogo definido somente nos minutos finais.
Nesta edição do Super 10, a equipe estreia contra o Niterói. Nos últimos jogos entre as equipes, uma vitória para cada lado. A última partida entre ambos foi em 2010, com vitória de 48 a 0 para os rubro-negros do Rio. O Band terá apenas uma viagem na primeira fase: na terceira rodada irá a Curitiba.
Destaque: Fernando Portugal e Bernardo Duarte
Nome: Belo Horizonte Rugby Clube - BH Rugby
Cidade/Estado: Belo Horizonte - MG
Campo: Campo do Morro Velho - Rua Lauro Magalhães Santeiro, 1524 – Nova Lima – MG / Centro Olímpico da PUC Minas - Avenida Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG
Fundação: 2003
Títulos do Campeonato Brasileiro: nenhum
2011: 9º lugar
2012: O tricampeão mineiro sobra no seu estado de origem, e apesar da colocação obtida no torneio nacional, não fez feio no Super 10 e 2011. O time de Belo Horizonte mostrou grande poderio ofensivo, batendo o tradicional Niterói e anotando ao menos 15 pontos em todos os seus jogos, marca superior a obtida por SPAC e Pasteur (terceiros e quartos colocados do Super 10 2011). Seu problema é a defesa. Os mineiros sofreram uma média de quase 40 pontos por jogo, o que pode atrapalhar as ambições do time nesse ano. Neste ano, o time estreia logo contra o São José, campeão brasileiro, em confronto inédito. Parada dura para o valente representante de Minas Gerais.
Destaque: Jorge Imparato "Jorgito" e Baeta
Nome: Curitiba Rugby Clube - Unibrasil/CRC
Cidade/Estado: Curitiba - PR
Campo: Paraná Esporte - Rua Pastor Manoel Virgínio Souza, 1020 - Capão da Imbuia - Curitiba - PR
Fundação: 1981
Títulos do Campeonato Brasileiro: nenhum
2011: 7º lugar
2012: O Curitiba teve um primeiro semestre tranquilo, vencendo todos os seus jogos no campeonato estadual, e agora pretende fazer uma boa campanha no principal torneio do ano, o Super 10. Para isso, conta com uma equipe rejuvenescida e muito entrosada, que mostrou a que veio já no ano passado, ao sagrar-se vice campeã brasileiro de sevens. Sua linha deverá ser o principal ponto de atenção para os adversários. Como preparativo para o Super 10, enfrentou equipes de bom nível, como o Desterro e o Farrapos, vencendo dois jogos e perdendo apenas um para os catarinenses. A estreia dos Touros será contra o SPAC, equipe que a derrotou no último confronto entre ambas em 2010. Esse curto histórico recente não deve ser levado em consideração para o que o time pode mostrar nesse ano.
Destaque: Eduardo Melotto "Duka" e Enrico Mesquita
Nome: Desterro Rugby Clube
Cidade/Estado: Florianópolis - SC
Campo: Campo da Tapera - Rua Jose Olimpio da Silva - Tapera - Florianópolis - SC
Fundação: 1995
Títulos do Campeonato Brasileiro: 3 (1996, 2000 e 2005)
2011: 5º lugar
2012: O time do Desterro vem para o Super 10 com um elenco experiente que mistura força e agilidade, sempre muito perigoso. Seu grupo de forwards é, sem dúvida, um dos mais experientes do Brasil, com nomes como Daniel "Nativo" e João Luiz da Ros, considerado, ano após ano, um dos melhores jogadores do Brasil na opinião de quem acompanha o Super 10 de perto. Na última edição do nacional, a equipe decepcionou justamente em casa, sendo derrotada pelo Bandeirantes na primeira fase e, depois, pelo SPAC, o que lhe custou a classificação para as semifinais. No entanto, os rubroverdes se recuperaram e venceram muito bem o Rio Branco, terminando na quinta posição.
O Desterro descansa na rodada inicial, mas recebe o São José logo depois. No último confronto entre as equipes, vitória joseense, no Super 8 de 2010 por 20 a 3.
Destaque: João Luiz da Ros "Ige" e Daniel "Nativo"
Nome: Farrapos Rugby Clube
Cidade/Estado: Bento Gonçalves - RS
Campo: Estádio da Montanha - Av. Osvaldo Aranha, 493 - Bento Gonçalves - RS
Fundação: 2007
Títulos do Campeonato Brasileiro: nenhum
2011: 8º lugar
2012: Estreante em 2011, os aguerridos alviverdes do Farrapos, tricampeões estaduais, terminaram apenas na oitava posição, fato que esconde a boa performance da equipe nos jogos. O time da Serra Gaúcha chegou a liderar as duas disputas contra o Rio Branco e depois contra o SPAC, sofrendo a virada no final, ainda assim arrancando boas performances de seus jogadores. Para este ano, o Farrapos deve novamente apostar no peso de seusforwards, liderados por Jardel Vetoratto (que, na verdade, atua pelo Novo Hamburgo no estadual), já tendo feito frente para todos os packs que enfrentou no último ano. A indisciplina foi a grande inimiga do time na última edição, enquanto que a torcida, talvez a mais festiva entre os participantes, foi um dos pontos altos do torneio. Na final do Campeonato Gaúcho, cerca de 1,500 torcedores foram ao Estádio da Montanha, público um pouco menor que o de 2011. Nenhum clube no Brasil chega perto dos números do Farrapos na arquibancada.
"O campeonato regional foi um verdadeiro laboratório para o Super 10. Temos uma equipe bem entrosada e esperamos fazer uma campanha melhor que em 2012", afirma o treinador da equipe de Bento Gonçalves, o uruguaio Carlos Andrés Baldassari.
Destaque: Jardel Vettoratto e Carlos Baldassari
Nome: Niterói Rugby Football Club
Cidade/Estado: Niterói - RJ
Campo: UFF - Campus do Gragoatá - Niterói - RJ
Fundação: 1973
Títulos do Campeonato Brasileiro: 6 (1976*, 1979, 1983*, 1984, 1986 e 1990)
2011: 10º lugar (derrotou na repescagem o Ilhabela RC, campeão da Copa do Brasil de 2011)
2012: o ano de 2011 foi um ano para os rubro-negros do Niterói esquecerem. Apesar do êxito fora de campo de conseguir apoio da prefeitura e de montar uma base promissora, o time não conseguiu uma única vitória no Super 10 e terminou o ano sob risco de rebaixamento, afastado graças a vitória em cima do Ilhabela, campeão da Copa do Brasil. Na última edição do Fluminense, a equipe se dividiu em dois durante o estadual, o que pode ter contribuído para o fraco entrosamento mostrado, o que não acontece nesse ano, em que a equipe é novamente finalista (enfrenta o Guanabara na final) e isso pode se refletir em campo no Super 10 de 2012. Possui alguns jogadores chave, como Júlio Figalo “Panda” e um dos melhores jogadores do Brasil, Daniel Gregg, que pode desequilibrar qualquer partida, mas que jogando de abertura, fica um pouco preso e não consegue aproveitar todo seu potencial. A estreia é contra o Bandeirantes, a quem bateu em 2010.
Destaque: Daniel Gregg e Júlio Figalo"Panda"
Nome: Pasteur Athlétique Club
Cidade/Estado: São Paulo - SP
Campo: Arena Paulista de Rugby - Parque Esportivo do Trabalhador - Rua Curupá, 534 - Tatuapé - São Paulo - SP
Fundação: 1981
Títulos do Campeonato Brasileiro: 2 (1987 e 1994)
2011: 4º lugar
2012: o Super 10 não poderia começar melhor para os Galos. A equipe sagrou-se campeã paulista na semana passada, encerrando um jejum de 18 anos sem títulos na equipe principal, que vem com motivação redobrada para tentar o tricampeonato nacional. A equipe mudou muito pouco em relação ao último ano, com a entrada do sul-africano Beukes Cramer na linha, fazendo ótima dupla com Felipe Zeni no centro, tornando-a mais agressiva, um pouco à parte do característico jogo mais veloz a que os adversários estão acostumados. No último Super 10, começou com uma campanha irregular, terminando a fase de grupos apenas na terceira colocação. A redenção veio na partida seguinte, quando os franceses alcançaram as semifinais batendo o Rio Branco com uma vitória no último minuto, e a equipe terminou entre os quatro melhores do Brasil. Nesse ano, a estreia é contra o Farrapos, duelo inédito de dois times que contam com duas das torcidas mais animadas do certame. A expectativa é de um duelo dos forwards do Farrapos contra os backs do Pasteur.
Destaque: Diego Lopez e Felipe Zeni
Nome: Rio Branco Rugby Clube
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Campo: Arena Paulista de Rugby - Parque Esportivo do Trabalhador - Rua Curupá, 534 - Tatuapé - São Paulo - SP
Fundação: 1976
Títulos do Campeonato Brasileiro: 4 (1993, 1997, 1998 e 2006)
2011: 6º lugar
2012: O Rio Branco começou engrenado a última edição do Super 10. No ano em que os Pelicanos completaram 35 anos, a meta era repetir o feito de cinco anos antes, quando a equipe venceu o nacional pela última vez. O time fez uma grande primeira fase, parando somente no São José, que se sagraria campeão no final. Na segunda fase porém, despediu-se precocemente frente o Pasteur, em um jogo muito difícil, marca registrada entre as equipes e não manteve o rendimento, perdendo também para o Desterro. No Paulista desse ano, o Rio Branco não conseguiu manter uma consistência por todo campeonato, alternando bons e maus jogos e levando muitos cartões amarelos, que prejudicaram a equipe. O elenco para esse ano é praticamente o mesmo de 2011, que colocou três jogadores na seleção nacional no último sul-americano, mostrando que o grupo tem qualidade e pode ir longe no campeonato.
A estreia dos Pelicanos acontece somente na segunda rodada contra o Bandeirantes, equipe que já derrotou duas vezes nesse ano.
Destaque: Martin Schaefer e Allan Josefh "Careca"
Nome: São José Rugby Clube
Cidade/Estado: São José dos Campos - SP
Campo: Centro Esportivo Teatrão - Rua Dr. Ricardo Edwards, 95 - Vila Industrial - São José dos Campos - SP
Fundação: 1987
Títulos do Campeonato Brasileiro: 7 (2002, 2003, 2004, 2007, 2008, 2010 e 2011)
2011: Campeão
2012: É muito fácil associar marcas impressionantes ao atual campeão nacional. A equipe mantinha até pouco tempo, uma invencibilidade de mais de dois anos sem derrota, e venceu por oito vezes seguida o campeonato paulista. No cenário nacional, não é diferente. O São José luta pelo octacampeonato nacional no ano em que comemora dez anos da primeira conquista. Para isso, conta com um grupo muito experiente de conquistas recentes, e que não vão medir esforços para tornar-se a equipe com mais títulos nacionais (o SPAC é o maior vencedor, com 10 títulos). É um time muito equilibrado nos forwards e nos backs, e tem no entrosamento e no preparo físico, seu maior trunfo, além de jogadores que podem definir um jogo, como os irmãos Duque e Erick Cogliandro “Putim”. No último Super 10, o título veio de forma invicta.
Em sua estreia, a equipe enfrenta o valente grupo do BH Rugby.
Destaque: Lucas Duque “Tanque” e Moisés Duque
Nome: São Paulo Athletic Club - SPAC
Cidade/Estado: São Paulo - SP
Campo: Clube de Campo do SPAC - Avenida Atlântica, 1448, Santo Amaro - Socorro - São Paulo - SP
Fundação: 1888 (rugby em 1895)
Títulos do Campeonato Brasileiro: 12 (1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978 e 1999)
2011: 3º lugar
2012: O maior campeão brasileiro confirmou a boa fase em 2011 chegando à terceira posição do campeonato, perdendo no detalhe para os joseenses na semifinal. A boa fase se mantém, assim como o conjunto que tenta o título desse ano. A grande novidade do time está no banco de reservas. Vice campeão brasileiro pelo Bandeirantes, João Uva (que também jogou o Mundial por Portugal) encerrou a carreira como jogador e agora treina o clube inglês. Em campo, o que se pode esperar é o jogo característico do SPAC, muito forte nos forwards e com uma linha tanto potente quanto ágil. A estreia no campeonato ocorre contra a juventude do Curitiba em casa, um time que deve apostar na velocidade para bater os anfitriões.
Destaque: Felipe Claro “Alemão” e Jardel Mendonça
Fonte:Portaldorugby