Traslate

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SPAC é o campeão da 2ª etapa do Circuito Paulista de Sevens

A cidade de Brodowski, no interior paulista, recebeu a segunda etapa do Circuito Paulista de Sevens neste final de semana, sob a organização do Raça Ribeirão. E o título ficou com o SPAC, que triunfou na terra de Cândido Portinari ao bater o São José, campeão da 1ª etapa, na grande final, assumindo a vice-liderança do circuito. .

O primeiro dia foi repleto de partidas disputadas, com destaque para a vitória supreendente do Locomotiva sobre o Bandeirantes levando a equipe de história recente à inédita disputa da Taça de Prata. O time de Araraquara já havia realizado uma boa partida contra o jacareí, quando saiu derrotada por três tries de diferença enquanto que o Lobos deu muito trabalho para o Corinthians, sendo derrotado por apenas dois pontos (a mesma equipe havia sido derrotada por larga margem na etapa de São José).
No grupo A, a bela disputa entre União Rugby Alphaville e Tigres terminou empatada com um try de Pedro Rosa para o URA no último lance da partida, levando o time de Barueri para a Taça de Prata. No grupo D, o único com quatro participantes, SPAC e Ilhabela fizeram o duelo pela primeira posição, e o SPAC garantiu a vitória sobre a boa equipe do litoral paulista, que apesar da grande qualidade, ainda sofre com o nervosismo de seus jogadores durante as partidas.

Favoritos se garantem nas semifinais
O primeiro dia de jogos em Brodowski confirmou o favoritismo de São José, Pasteur, Jacareí e SPAC. Três dos quatro semifinalistas da 1ª etapa se garantiram novamente nas semifinais da Taça Ouro.
O São José não teve maiores problemas para avançar no Grupo A, passando por União Rugby Alphaville e Tigres, que travaram um belo duelo pela Taça Prata. No Grupo B, o Pasteur frustou mais uma vez o novato Corinthians, garantindo sua classificação, para reeditar na semifinal o confronto da última final contra o São José. 
A grande surpresa ficou por conta do Grupo C. O Bandeirantes perdeu suas duas partidas, contra Jacareí (resultado normal) e Locomotiva Araraquara (essa sim uma surpresa), sendo relegado à Taça Bronze. O Jacareí confirmou seu favoritismo diante da Locomotiva e avançou à Taça Ouro, na qual enfrentou o SPAC, que chegou à sua primeira semifinal na atual temporada de sevens.
O SPAC disputou o Grupo D, único grupo com 4 clubes, e triunfou sobre todos os seus oponentes, inclusive sobre seu principal adversário, Ilhabela. O quarto colocado do grupo ficaria de fora de todo o segundo dia de jogos, e a equipe que amargou tal destino foi justamente o time da casa. O Raça Ribeirão saiu derrotado pelo Templários e terminou com o 13º lugar geral.

SPAC derruba São José na decisão
A segundo dia de jogos coroou o SPAC como o grande campeão da 2ª etapa do Circuito Paulista de Sevens. Nas semifinais, o SPAC bateu o sempre perigoso e ascendente Jacareí, ao passo que o São José venceu mais uma vez o Pasteur, frustrando novamente os Galos. SPAC e Jacareí realizaram o jogo entre a experiência X juventude, e quem esteve presente viu um grande confronto. Mesmo liderados por nomes como Eduardo Garcia e Matheus da Cruz, o Jacareí, formado em sua maioria por jogadores M18, mostrou que ainda falta um pouco de experiência em grandes decisões no nível adulto, e foi superado por um SPAC que aliou ótimo preparo físico e entrosamento de todo grupo.
Na semifinal seguinte, os joseenses começaram de modo fulminante, aproveitando a apatia do Pasteur nos minutos iniciais, e abriram três tries e duas conversões de diferença sem grandes dificuldades. No segundo tempo, o Pasteur, de forma espetacular, reagiu como poucas equipes conseguem frente ao São José, dominou o adversário com grandes jogadas e muita velocidade e chegou aos seu terceiro try nos acréscimos, da mesma forma que o São José havia feito na final da etapa anterior. No entanto, Douglas Andrade não realizou um bom chute, e se manteve a vitória dos joseenses, garantindo a segunda final
Na grande decisão, um jogo em que a equipe que soube aproveitar melhor os erros do adversário ganhou. Apesar de muito disputado, o desgaste físico devido o forte calor durante as partidas se fez notar na sequência de erros de ambos os lados. O primeiro try saiu apenas no último minuto da etapa inicial, com boa corrida de Luiz "Cabelo" Ricca na ponta. Na etapa final, o SPAC ampliou, mas viu a reação joseense quase virar o placar. Em um dos lances decisivos, Jefferson "Rivaldo" e Vinícius "Vico"Faustini ficaram contra apenas um defensor SPACiano, mas Vico não dominou a bola. Antes, Gustavo "Caiçara" havia evitado um bom ataque pela ponta esquerda, bloqueando um chute desferido pelo adversário com o intuito de encobrir o último homem antes do ingoal.
Com a vitória, os paulistanos impediram que os joseenses disparassem na liderança do circuito, deixando a diferença em apenas 7 pontos. Na disputa pelo terceiro lugar, o Jacareí bateu o Pasteur e embolou a classificação, ficando a apenas 1 ponto do Pasteur, que por sua vez está à 3 pontos do SPAC.
A Taça Prata ficou com o Ilhabela, que bateu na decisão o União Rugby Alphaville, algoz do Corinthians na semifinal. O clube do Parque São Jorge ficou com o 3º lugar da Taça Prata subindo uma posição em relação a etapa anterior, ao bater a boa equipe do Locomotiva de Araraquara, que junto com os Lobos, foram os destaques coletivos da etapa, dada a evolução em pouco tempo. Na Taça Bronze, o Bandeirantes com um time sem peças importantes, se redimiu do fraco primeiro dia e saiu com o título, com vitória sobre os Lobos de Santa Bárbara d'Oeste. O Tigres venceu novamente o Templários na decisão de terceiro lugar da Bronze e terminou em 11o.

Destaques da segunda etapa - Diego Diniz (Pasteur), André Vinicius (Corinthians), Gustavo Mattos (SPAC - eleito o melhor jogador da etapa pela organização), Carlos Gonzales (Bandeirantes), Diego Gonçalves (Lobos Santa Bárbara D'Oeste), Cláudio de Jesus (União Rugby Alphaville), 

O torneio
Grupo A - São José, União Rugby Alphaville, Tigres
Grupo B - Pasteur, Corinthians, Lobos Santa Bárbara D´Oeste
Grupo C - Jacareí, Bandeirantes, Locomotiva Araraquara
Grupo D - SPAC, Ilhabela, Templários São Bernardo e Raça Rugby Ribeirão

Sexta-feira, dia 2 de novembro
1ª fase
São José 46 x 0 Tigres
Pasteur 29 x 0 Lobos
Jacareí 15 x 0 Locomotiva
SPAC 36 x 0 Raça Ribeirão
Ilhabela 35 x 0 Templários
URA 24 x 24 Tigres
Pasteur 15 x 7 Corinthians
Bandeirantes 7 x 26 Locomotiva
SPAC 14 x 0 Templários
Raça Ribeirão 0 x 31 Ilhabela
São José 12 x 5 URA
Lobos 5 x 7 Corinthians
Jacareí 22 x 0 Bandeirantes
SPAC 26 x 5 Ilhabela
Templários 21 x 6 Raça Ribeirão

Sábado, dia 3 de novembro
Taça Bronze - Semifinais
Tigres 24 x 26 Lobos
Bandeirantes 29 x 0 Templários

Taça Prata - Semifinais
URA 24 x 0 Corinthians
Locomotiva 12 x 21 Ilhabela

Taça Ouro - Semifinais
São José 19 x 17 Pasteur
Jacareí 12 x 24 SPAC

Taça Bronze - 3º lugar
Tigres 36 x 0 Templários

Taça Bronze - Final
Lobos 19 x 36 Bandeirantes

Taça Prata - 3º lugar
Corinthians 33 x 7 Locomotiva

Taça Prata - Final
URA 7 x 21 Ilhabela

Taça Ouro - 3º lugar
Pasteur 12 x 19 Jacareí

Taça Ouro - Final
São José 7 x 10 SPAC
SPAC CAMPEÃO DA  2° ETAPA DO CIRCUITO PAULISTA DE RUGBY SEVENS

Classificação final
1 - SPAC
2 - São José
3 - Jacareí
4 - Pasteur
5 - Ilhabela
6 - União Rugby Alphaville
7 - Corinthians
8 - Locomotiva Araraquara
9 - Bandeirantes
10 - Lobos Santa Bárbara d'Oeste
11 - Tigres
12 - Templários São Bernardo do Campo
13 - Raça Ribeirão

Fonte:Portal do Rugby

Nenhum comentário:

Postar um comentário