Bola
A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. Ela pesa entre 410 à 460 gramas.
O Campo
O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. E no caso de grama artificial, elas devem estar em conformidade com o Regulamento 22 da IRB.
Equipe
Uma equipe de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes, mas pode variar depedendo do modo de jogo. A posição dos jogadores em campo geralmente é composta em linha paralela, sendo que os jogadores não podem lançar a bola para frente.
Pontuação
- Ensaio ou Try (5 pontos) - É marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão (toque-no-solo) dentro da "área de validação" adversária, que corresponde a área após a linha dos postes.
Drop goal (3 pontos) - Durante a partida, um jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipe adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chute imediato.
Linha imaginária da bola
O primeiro conceito que se deve aprender no rugby é o da linha imaginária da bola, é ela quem separa os dois times nos seus lados no campo.
Passe
Com as mãos
Só é possível passar a bola com as mãos para o lado ou para trás, os avanços do time são decorrentes das corridas do jogador com a posse da bola.
Com os pés
Sem as mãos, o jogador pode fazer passes para a frente, geralmente usando pontapés. No chute, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do pontapé.
Tackle
O tackle é feito agarrando-se o jogador adversário que está portando a bola e conduzindo-o ao chão para que se possa fazer a tentativa de tomada da posse de bola através do ruck.
Ruck
Quando um jogador é tacleado ele solta a bola e é formado um "ruck" podendo mais jogadores também serem adicionados eles se empurram para tentar fazer a bola ficar do lado do time, os jogadores dentro do "ruck" não podem usar as mãos para empurrar a bola.
O ruck é forma mais comum de se tentar roubar a posse de bola, quanto mais jogadores o time usar noruck mais forte ele ficará e maiores serão as chances do time roubar a posse de bola, mas o time terá menos opções de jogadores livres para passar a bola ou para defender.
Maul
O Maul é quando três ou mais jogadores, estão disputando bola.
O que difere o ruck do maul é que a bola não se encontra no chão, e sim na mão do jogador. A linha de impedimento também é formada no último pé, do último homem da formação e os jogadores só podem entrar no maul por trás desse último jogador, sendo a entrada pelo lado penalizada.
Os jogadores devem manter os ombros e cabeça acima da linha da cintura, e o time que não tem a posse da bola não pode derrubar o maul intencionalmente(regras antigas, pois segundo as novas regras definidas pela IRB já é possível derrubar ajudando assim a equipe que defende) . Também não é permitido tirar os jogadores do maul, a não ser que esse seja do time adversário e esteja do lado errado do maul.
Scrum
O scrum é uma situação frequente no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os 8 Avançados das duas equipes formam uns contra os outros. O Scrum-half (Médio-Formação) da equipe que não cometeu a infração insere a bola no meio do "túnel" formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar a bola. As novas regras dizem que qualquer jogador que não faça parte da formação tem que se encontrar a 10m da mesma.
Laterais
Lineout
Quando a bola sai pela lateral do campo, uma das formas de repô-la em jogo é realizando um alinhamento. O hooker da equipe não responsável pelo alinhamento verificado, lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores Avançados de cada equipe, que tentarão pegar a bola saltando, sem haver disputas corpo-a-corpo.
No alinhamento é permitido que se levantem os jogadores no ar a fim de que seja pega a bola. Normalmente os levantados são os Segundas-Linha ou Terceiras-Linha e os que formam o "elevador" são os Pilares, dado que estes, por fazerem parte do pack, tendem a ser mais fortes, enquanto aqueles, corredores, necessitam de maior leveza e agilidade.
Alternativamente, quando a bola é posta pela lateral, a equipe adversária pode repô-la rapidamente para dentro do campo, bastando que ela cruze a linha de 5 metros, sem formação de linhas. Caso a reposição não seja imediata, deve-se proceder ao lineout.
Mark
Quando a equipe adversária chuta a bola e o jogador da outra equipe a pega sem cair no chão e dentro da área de 22 metros, ele pode pedir mark ou marco, que consiste na possibilidade de se dar um chute sem ter o perigo de ser placado. O jogador que pediu marco tem o direito de dar um chute de onde pegou a bola.
Penal Try
O Penal Try (try/ensaio de penalidade), quando um jogador é impedido de anotar um try certo por meio de um penal, o árbitro pode anotar um try de penalidade, validando um try para a equipe que sofreu o penal.
Fonte:
wikipédia
wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário