Traslate

domingo, 19 de maio de 2013

Toulon é campeão da Heineken Cup


wilkinson h cup


A final da Heineken Cup teve uma final entre duas equipes francesa, a quarta na história, os pontos decisivos foram anotados pelos ingleses Wilkinson e Delon Armitage, que  garantiu uma épica e sofrida vitória do Toulon por 16 x 15 sobre o Clermont, até então único time invicto da Heineken Cup.

Primeiro tempo de poucos espaços

O primeiro tempo de jogo não foi de muitas emoções, com as duas defesas prevalecendo. O duelo começou com o Clermont se mostrando melhor, impondo um ritmo mais forte, que já resultou no primeiro penal favorável, para Morgan Parra abrir o placar aos 3'. 3 x 0. E o Clermont seguiu em cima, levando sua torcida que foi a Dublin, com Rougerie atropelando Wilkinson aos 6'.

No entanto, pouco a pouco, o pack do Toulon foi assumindo o controle da posse de bola e, aos 13', o penal para o Toulon foi convertido em empate pelos pés de Wilkinson. Com os pontos sofridos, o Clermont voltou a buscar aumentar o ritmo da partida e colocar a bola em sua linha. Aos 21', Sivivatu rompeu a defesa e quase armou outra grande jogada para os Jaunards, mas o tackle provençal foi providencial. A pressão dos Vulcões se seguiu, mas a defesa do Toulon se provou sólida, induzindo o oponente aos erros no ataque. Porém, antes do fim, que quase deu as cartas foi o Clermont, em grande jogada de Brock James, que arrancou pela ponta, chutou para o in-goal, ganhou de dois oponentes na corrida e mergulhou para cravar a bola para o try. O TMO confirmou que a bola foi apoiada sobre a linha de fundo, invalidando aquele que seria o try do time da Auvérnia. 3 x 3 no intervalo.

Segundo tempo épico

O segundo tempo ganhou em emoção. E que recomeçou com tudo foi o Clermont. Logo no primeiro minuto, Napolioni Nalaga correu pela ponta, escapou do tackle e mergulhou para o primeiro try do jogo, não convertido.

Aos 45', Wilkinson descontou com penal para o Toulon, mas, aos 47', o Clermont se inspirou pelo primeiro try e foi para cima. Rougerie quebrou a defesa do RCT e serviu Brock James, que correu para o segundo try dos Vulcões, fazendo explodir a torcida presente. Com a conversão, o placar foi a 15 x 6 para o Clermont.

O Toulon voltou a equilibrar as ações e procurar pelos penais. Aos 60', os provençais foram premiados com um penal, que Wilkinson usou bem para recolocar o Toulon no jogo. 15 x 9. O Clermont sentiu o golpe, e o Toulon passou a mandar no jogo, encontrando o caminho da virada 3 minutos depois. O argentino Fernández Lobbe arrancou um brilhante turnover e serviu o inglês Delon Armitage, que explodiu para cravar o try do RCT. As atenções se voltaram para Wilkinson, e ele não decepcionou, acertando a conversão da virada. 16 x 15.

O final foi épico. O Clermont foi para cima, trabalhou bem a bola já procurando o penal ou espaço para um drop goal vencedor. Porém, os Jaunards erraram nos momentos decisivos, e a definição se arrastou para os minutos derradeiros. Foi apenas aos 78' que saiu o drop goal pelos pés de Skrela, mas Wilkinson garantiu o título dando uma lição a mais um abertura, bloqueando o chute. O Clermont ainda tentou trabalhar a bola, mas o erro fatal de handling  não tardou, a partida acabou em  16 x 15 e o título ficou com o RCT!

Agora, os dois clubes ainda têm mais um objetivo na temporada: o Top 14. As semifinais são na semana que vem.

Escalações

Clermont: 15 Lee Byrne, 14 Sitiveni Sivivatu, 13 Aurélien Rougerie (c), 12 Wesley Fofana, 11 Naipolioni Nalaga, 10 Brock James, 9 Morgan Parra, 8 Damien Chouly, 7 Gerhard Vosloo, 6 Julien Bonnaire, 5 Nathan Hines, 4 Jamie Cudmore, 3 Davit Zirakashvili, 2 Benjamin Kayser, 1 Thomas Domingo.

Suplentes: 16 Ti'i Paulo, 17 Vincent Debaty, 18 Clement Ric, 19 Julien Pierre, 20 Julien Bardy, 21 Ludovic Radosavljevic, 22 David Skrela, 23 Regan King.

Toulon: 15 Delon Armitage, 14 Rudi Wulf, 13 Mathieu Bastareaud, 12 Matt Giteau, 11 Alexis Palisson, 10 Jonny Wilkinson (c), 9 Sébastien Tillous-Borde, 8 Chris Masoe, 7 Juan Fernandez Lobbe, 6 Danie Rossouw, 5 Nick Kennedy, 4 Bakkies Botha, 3 Carl Hayman, 2 Sebastien Bruno, 1 Andrew Sheridan.

Suplentes: 16 Jean-Charles Orioli, 17 Gethin Jenkins, 18 Davit Kubriashvili, 19 Joe van Niekerk, 20 Steffon Armitage, 21 Maxime Mermoz, 22 Fred Michalak, 23 Jocelino Suta.


Lista de campeões da  Heineken Cup

1 - Toulouse (França) - 4 títulos

2 - Leinster (Irlanda) - 3 títulos

3 -Leicester Tigers (Inglaterra) - 2 títulos

London Wasps (Inglaterra) - 2 títulos

Munster (Irlanda) - 2 títulos

6 - Bath (Inglaterra) - 1 título

Brive (França) - 1 título

Northampton Saints (Inglaterra) - 1 título

Toulon (França) - 1 título

Ulster (Irlanda) - 1 título


Fonte, Foto e Texto :Portal do Rugby

Nenhum comentário:

Postar um comentário