Traslate

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Leicester Tigers é o campeão da Aviva Premiership de 2013


    tigers 2013 campeões


    Um grande jogo para a final de um grande campeonato! O Leicester Tigers venceu a quarta das nove finais que disputou nas últimas nove temporadas e se sagrou mais uma vez campeão inglês. A grande final de 2013 foi disputada contra seu rival Northampton Saints, em Twickenham, e o placar não deixou dúvidas quanto ao campeão: 37 x 17 a favor dos Tigers, agora dez vezes campeões nacionais.

    A final foi um jogo disputadíssimo e com claras demonstrações do verdadeiro espírito do rugby. O clássico de East Midlands foi uma bela e merecida exibição do Rugby inglês em seu templo, o maravilhoso estádio de Twickenham.

    Leicester Tigers começaram o jogo arrasadores. Avançaram logo e aos 4 minutos em um penal, abriram o placar com Toby Flood. Em seguida, aos 7 minutos, em uma bela jogada articulada por Flood, Niall Morris anota o primeiro try do jogo que foi convertido por Flood.

    Após isso, os Saints equilibram o jogo, exceto no scrum fixo, fundamento que os Tigers dominam do início ao fim do jogo. Aos 14 minutos Stephen Myler anota o primeiro try para os Saints, mas não o converte. Neste momento estava Tigers 10 x 5 Saints.

    Na metade do primeiro tempo, Lowes acerta Flood em um tackle forte atrasado que paralisou o jogo por alguns momentos pela severidade do lance. Ben Youngs cobra e não converte a penalidade. Alguns momentos depois, outro tackle duro de Lowes em Flood o tira da partida. Ele é substituído por George Ford que passa a conduzir o jogo, apesar da desconfiança da torcida devido a atuações desastrosas há algum tempo.

    O jogo continuava equilibrado, mas os Saints cometendo penalidades e proporcionando aos Tigers bons momentos, apesar de Ford perder algumas. Até os 39 minutos, Ford converte uma penalidade e perde outra. Placar parcial 13 x 5 para os Tigers.

    Mas nos acréscimos o lance capital. Ao repor uma bola aos 22m, Myler (dos Saints) chuta a bola à lateral do campo para acabar o tempo. Nesse caso, o árbitro disse que a bola ainda estava em jogo pois o adversário pode optar por um scrum, que foi a escolha dos Tigers. Neste scrum, os Tigers arrastaram os Saints que desmanchou a formação – penalidade apontada contra os Saints. Neste momento, o capitão dos Saints, Dylan Hartley, disse algo que incomodou o árbitro  e foi punido com cartão vermelho – expulsão. Há alguns minutos antes, o árbitro já o havia advertido verbalmente sobre postura no jogo. Este foi o momento triste do jogo: Hartley foi expulso por não ter respeitado o árbitro. Penal cobrado por Ford, convertido e fim do primeiro tempo: Tigers 16 x 5 Saints.

    Ao reiniciar a partida, mesmo com um jogador a menos, os Saints voltaram determinados a reverter o placar e aos 3 minutos, anotaram um try com uma bela jogada de mão quase de ponta a ponta do campo – Ben Foden apoia a bola mas Myler não converte: Saints 10 x 16 Tigers.

    Aos 7 minutos, os Tigers mostram que desta vez não iriam deixar o título escapar e anotam outro try. Graham Kitchener, apoia a bola após um momento de descuido da defesa de Northampton. Ford não converteu. Placar: Tigers 21 x 10 Saints.

    Após uma penalidade, aos 15 minutos, George Ford converte mais 3 pontos para os Tigers. Agora, Tigers lideravam por 24 x 10. No minuto seguinte, Lee Dickson anotou um try após uma bela jogada. Árbitro confirma após usar recurso do TMO. Myler chuta e converte. Os Saints estavam de volta ao jogo, com chances de virar. Saints 17 x 24.

    O jogo volta a ter equilíbrio, com os Saints disputando as jogadas, mas aos 25 e aos 33 minutos, dois tries anotados por Tuilagi e Goneva acabam com o sonho dos Saints de vencerem sua primeira Premiership. Os tries não foram convertidos por George Ford. E, no fim do jogo, um penal convertido por Ford encerra com uma pá de cal o jogo. Final: Leicester Tigers 37 x 17 Northampton Saints.

    Com este título, já são 10 os campeonatos da Premiership ganhos pelos Tigers de Leicester. O maior vencedor do torneio e que esteve nas nove últimas finais mantém a força e hegemonia do rugby inglês em Leicester. Jus ao time que mais espectadores levou ao campo nesta temporada e que se despediu hoje de duas lendas de seu plantel: George Chutter com o recorde de 261 partidas disputadas pela Premiership e Martin Castrogiovanni que deixa o clube por fim do contrato.


    Escrito por: Luis Kolle


    Lista de campeões do Campeonato Inglês:


    1 - Leicester Tigers - 10 títulos

    2 - Bath - 6 títulos

    London Wasps - 6 títulos

    4 - Harlequins - 1 título

    Newcastle Falcons - 1 título

    Sale Sharks - 1 título

    Saracens - 1 título


    Fonte: Portal do Rugby

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário