O tradicional clube londrinos Harlequins F. C., de 1866, fundador da RFU, conquistou pela primeira vez em sua história o título da Premiership, o Campeonato Inglês. Foi um vitória dramática contra o todo-poderoso Leicester Tigers, no estádio de Twickenham, diante de 82,000 torcedores. Em sua oitava final de Campeonato Inglês consecutiva, os Tigers foram pela segunda vez seguida derrotados por um time de Londres.
O primeiro tempo foi de domínio relativo dos Harlequins. A equipe londrina começam melhor na partida, com Nick Evans arrematando dois penais logo no início, um certeiro e um na trave. Com maior volume de jogo, os Quins foram premiados pela atitude inicial com o primeiro try do jogo, aos 9', com Tom Williams, em jogada de muita velocidade da linha multicolorida. A conversão de Evans bateu novamente na mesma trave, 8 x 0.
Os Tigers arrancaram um penal aos 14', que o jovem George Ford não desperdiçou, 8 x 3. Aos 22', Evans guardou mais um penal, porém, pouco depois, os Quins cometeram um penal infantil por indisciplina, permitindo a reaproximação dos Tigers, 11 x 6. Aos 30', veio a virada do gigante das East Midlands. Após um erro crasso no lateral dos Quins, Steve Mafi correu 40 metros livre para anotar o primeiro try dos eneacampeões. Com a conversão de Ford, o Leicester chegou a 13 x 11.
Aos 38', Waldrom recebeu cartão amarelo, deixando os Tigers com um a menos bem no momento em que a equipe começava a impor seu jogo. Evans arrematou o penal, devolvendo a frente para o time de Londres, 14 x 13. Intervalo de jogo con vantagem londrina.
A segunda etapa se iniciou com os Quins aproveitando a vantagem numérica, e arrancando novo penal, para Evans fazer 17 x 13. O time de Twickenham seguiu mandando na partida, e por muito pouco Care não armou mais um try, fazendo grande jogada com muita agilidade, desferindo um chute rasteiro, que não foi apanhado a tempo por Brown para anotar o tento.
Os Tigers seguiram com dificuldades para impor seu jogo. Aos 57', em jogada de fases magistralmente conduzida por Danny Care, impondo muita velocidade, os Quins chegaram ao segundo try, com Robshaw, quebrando a linha defensiva. 27 x 13. E a situação ficou ainda pior para os verdes com um penal chutado por Evans, 30 x 13.
No entanto, o peso da camisa e a qualidade dos Tigers começaram a falar mais alto no quarto final de jogo, e o time de Leicester se impôs. O scrum-half Ben Youngs começou a impor o ritmo do jogo a favor dos Tigers e, em jogada de muita velocidade, armou a corrida de Anthony Allen, convertido por Ford. 30 x 23, dando ares dramáticos ao fim de jogo.
Com muita valentia, os Harlequins foram para cima do papa-títulos inglês, retomando o maior volume de jogo e o domínio territorial. A equipe buscou jogar na base, apostando no jogo de forwards, conduzido por Care. Porém, a defesa do Leicester Tigers foi sólida, levando os Quins aos penais ofensivos. Aos 78', o penal dos londrinos quase foi fatal. Os Tigers chutaram a bola à lateral, e pressionaram intensamente nas 22. A defesa dos Harlequins foi digna de um time campeão, segurando os Tigers. Fim de jogo, vitória e títulos dos Harlequins, 30 x 23! O melhor time da fase de pontos corridos prevaleceu, conquistando seu primeiro título na história da Premiership.
Aviva Premiership - Campeonato Inglês
Final
Harlequins 30 x 23 Leicester Tigers, em Twickenham, Londres
3023
HARLEQUINS CAMPEÃO
Lista de campeões do Campeonato Inglês
1 - Leicester Tigers - 9 títulos
2 - Bath - 6 títulos
London Wasps - 6 títulos
4 -Harlequins - 1 título
Newcastle Falcons - 1 título
Sale Sharks - 1 título
Saracens - 1 título
8 - Gloucester - 1 título do Championship playoff*
*Em 2001 e 2002, foram dois títulos em disputa: da liga (pontos corridos) e do mata-mata. Em 2001, os Tigers venceram ambos, sendo os campeões da temporada. Mas, em 2002, os Tigers venceram a liga e o Gloucester o mata-mata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário